quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mulheres conquistam profissões antes dominadas por homens

Presença feminina em cargos de risco e responsabilidade é crescente no país

As mulheres vem tomando espaços antes dominados pelos homens. Como exemplo temos a crescente adesão de mulheres em cursos antes dominados pelo público masculino, tais como: eletrotécnica, construção civil, mecânica e uma série de outros cursos ministrados pelo Senai São Paulo.

O motivo dessa mudança de cenários se dá pelo fato de que a mulher moderna vem constantemente em busca da tão sonhada independência e de desempenhar atividades que - por conta da força bruta necessária para o desempenho da função - eram tidas como de exclusividade do sexo masculino, porém, com o desenvolvimento da tecnologia e consequentemente de técnicas que facilitam a execução de serviços pesadíssimos, a mulher passou a ter seu lugar assegurado, até mesmo, em canteiro de obras ao lado daqueles que no passado monopolizavam a profissão.

O que foi dito não se trata de uma visão feminista do mercado de trabalho - até porque as mulheres, embora muito mais produtivas e centradas, recebem, em média, um terço a menos que os homens que desempenham as mesmas funções que elas - mas de uma realidade muito interessante.

As mulheres tem tomado a frente em diversas empresas, deixando os homens no chinelo. Como exemplo temos a mais nova ascensão no cenário mundial, a eleição de Dilma Roussef a Presidência da República.

Portanto homens, atualizem-se, valorizem-se e jamais, eu disse jamais, menosprezem a capacidade das mulheres e seu potencial em superar-nos de diversas formas e nos mais diversos setores. No mais, vai um aviso aos machistas de plantão. Uma vez que não há mais escapatória, façam uso do ditado popular que diz: Se não pode com eles (no caso ELAS), junte-se a elas.

By Gabriel Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário