terça-feira, 23 de novembro de 2010

Coreia do Norte ataca ilha sul-coreana

Seul eleva alerta de segurança para nível máximo e envia caças F-16 para contra-ataque

Coreia do Norte bombardeia ilha sul-coreana

(AP)

Alta cúpula da presidência sul-coreana está reunida em um bunker militar para estudar a resposta aos ataques da Coreia do Norte

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que vários mísseis lançado pela Coreia do Norte atingiram a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, próximo da fronteira, no lado Mar Amarelo, causando vários feridos e deixando entre 60 e 70 casas e edifícios em chamas. A partir daí, segundo a agência, passou-se a ouvir tiros de artilharia no mar perto da fronteira entre os dois países. As forças armadas de Seul teriam respondido ao ataque. Segundo a rede de TV de Seul, YTN, os militares sul-coreanos confirmaram a troca de tiros.

De acordo com uma fonte militar de Seul, que não pôde se identificar, a tensão se acentuou nos últimos dias depois que os EUA informaram que o país vizinho construiu instalações para o enriquecimento do urânio, o que poderia ser utilizado para fins bélicos. A fronteira ocidental não é reconhecida por Pyongyang. O alerta na Coreia do Sul foi elevado ao seu mais alto nível desde o final da guerra, na década de 50.

(com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário