terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curiosidades políticas

E qual será a próxima promessa?

A cada ano surgem mais promessas estranhas, para não dizer toscas, que vivem se reinventando para enganar os eleitores. Temos desde reforma agrária até aérotrens, de bicicletas a fazendas de gado entre muitas outras promessas vazias que nos conduzem do nada, a lugar nenhum, tendo como baneficiários apenas eles mesmo, os urubus (com o perdão da palavra, pois os urubus são animais inofensivos) eleitos por nós mesmos em nossos arroubos de indefinível leseira (de)mental.

Parafraseando Arlindo Cruz, "o povo vive de jogar seu voto no lixo, não se sabe se por raiva ou só por capricho e coloca a culpa de tudo no governo." Depois não adianta reclamar de pessoas que andam por aí com dolares na cueca, que sobrevivem de "pequenas" contribuições seguidas de muitos zeros que eram ofertadas em "inocentes" mensalões. Também, o que se pode dizer de um país que elege personalidades como musicos, jogadores de futebol entre outros para cargos políticos meramente por gostarem de suas musicas ou por os acharem bonitos. Isto sem falar nos que são indicados a cargos de grande importância, tal como Gilberto Gil que, mesmo sendo muito culto, quase matou o Ministério, do qual era ministro.

Faço uma pergunta que seria cômica, se não fosse trágica; porém me diga, caro leitor, você lembra-se qual era o nome do último deputado ou vereador em que você votou nas eleições? Responda com sinceridade, você se lembra? E as promessas que foram por eles feitas? Caso você diga sim para as últimas perguntas é sinal que você, no mínimo, votou de forma consciente. Porém, se você não soube responder, é sinal de que foi, mais um, dos cidadãos que jogou seu voto fora e - em teoria - sequer pode cobrar pela má administração.

Deixemos de sofrer da amnésia política e passemos a manter viva em nossas mentes, a imagem e os nomes daqueles que nos lesaram; pesquise o passado político dos seus candidatos cobre atitudes daqueles que estão no poder. Não se deixem levar por promessas, rostos belos ou personalidades impressionantes, cujos efeitos contradigam as nossas esperanças.

Seja um bom eleitor, seja um bom brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário