terça-feira, 10 de agosto de 2010

Até que ponto o desejo sexual é saudável

Especialistas informam que a dependência sexual é um tipo de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) onde o dependente tem compulsão pelo ato sexual, não necessariamente por prazer - claro que o prazer vem junto com o pacote, mas sim por necessidade psicológica.

Pode-se ter este tipo de compulsão associada a suas necessidades fisiológicas, onde o ato de defecar (o famoso escorrer o barro, soltar o mulato, botar o churros no óleo ou meramente borrar a louça) não lhe traz prazer, no entanto, inquestionavelmente o alivia.

Brincadeiras a parte, existem entidades sérias como o D.A.S.A que tem objetivo tratar de pessoas com tal desvio psicológico trazendo a estes, ou boa parte destes, o tão desejado equilibrio.

Ao entrevistar um destes personagens que participam das reuniões de um destes grupos existentes na cidade de São Paulo , pude verificar o quão nociva pode ser fisico, psicológico e moralmente essa doença.

A entrevistada, que por motivos óbvios será mantida em sigilo, disse que necessitava de manter relações no mínimo cinco vezes ao dia, não se importando com quem ou quantos parceiros. Quando pernguntei se se achava doente por conta daquele comportamento ela respondeu:" Claro que sim, é dificíl se relacionar sadiamente com outras pessoas, sendo que tudo ao seu redor pode virar palco de fantasias desemfreadas; perdi muitas amizades e ganhei inumeros aproveitadores e acabei perdendo até mesmo a auto-estima para o colchão da minha casa ou da casa de qualquer outro que me quisesse. Por diversas vezes saí do serviço na hora do almoço e ao invés de ir a algum restaurante, me enfiava em algum motel com uma pessoa qualquer que me despertasse o libido. Esse não poderia ser um comportamento normal, mesmo para quem gosta muito de sexo. ".

Esse não é um caso isolado, casos como este são mais comuns do que se pode imaginar. São muitos os viciados em sexo e muitos deles sequer se dão conta do problema que carregam, uns por ignorância real e outros por negação.

É importante que se saiba que este disturbio é tido por muitos como incurável, assim como o alcoolismo e o vício em drogas, porém, assim como as associações feitas, podemos refreiá-lo com tratamento e uma boa dose de auto-controle.

Como já foi dito, existem grupos especializados no tratamento de pessoas com tal desvio de comportamento, portanto, caso você seja um destes dependentes, busque por auxílio para que não venha a arrenpender-se futuramente, até mesmo porque boa parte dos estupradores e pedófilos existentes compartilham deste mesmo problema. Uma vez que você não se trata, corre um sério resco de tornar-se estatística global no ramo de atrocidades sexuais.

Viva bem, faça sexo com moderação e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário