quarta-feira, 21 de abril de 2010

Serasa x Consulta de CPF

Pesquisa de CPF Online - O Cadastro de Pessoas Físicas é um documento único e intransferível, isto é, cada brasileiro possui o seu, independente da região em que mora. Obrigatório para quem tem mais de 18 anos e solicitado em concursos públicos, vestibulares, para fazer cartões de crédito ou outros cadastros quaisquer. Para a Receita Federal, o CPF possui uma importância ainda maior, pois é através da numeração do documento que é feito um controle da entrega de declarações todos os anos, como o IPRF – Imposto de Renda de Pessoas Físicas.

É possível fazer uma consulta ao CPF na internet através do site da Receita Federal. Para fazer essa consulta é fácil, basta acessar o site www.receita.fazenda..gov.br/cpf/consulta, informar o número do CPF e clicar em “Enviar”. A declaração gerada não contém informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do contribuinte, apenas comprova a inscrição e fornece a situação cadastral de cada pessoa.

No SPC e SERASA (Sistema de proteção ao crédito), também é possível realizar uma consulta, mas apenas em estabelecimentos comerciais credenciados possuem acesso à consulta SPC e SERASA pelo CPF e indicam a situação do consumidor em relação ao pagamento das contas. Com isso, quando vamos solicitar outros serviços em bancos ou financeiras, este é negado em virtude dessa consulta realizada no sistema de devedores.

Por isso, se você está endividado e corre o risco de ir para o SPC, muito cuidado, pois uma vez no sistema o seu CPF ficará sujo na praça e certamente você não poderá mais fazer compras utilizando os cartões de crédito e nem obter empréstimos em bancos. Faça uma consulta no site da Receita Federal e obtenha a sua situação cadastral.

É importante ressaltar que os orgãos citados nesta matéria, nunca, jamais, sob hipótese alguma encaminham e-mails informando sobre débitos existentes em seu nome ou cobrando a regularização de sua condição de devedor sob pretensa possibilidade de processa-lo judicialmente. Estes e-mails são vírus encaminhados por pessoas mal intencionadas, no intuito de captar seus dados pessoais e/ou bancários.

Atente-se também a anúncios de "limpe seu nome", pois, boa parte destas empresas acabam por ludibriar àqueles que, no intuito de livrarem-se dos débitos adquiridos, vem a procurá-los. Portanto, antes de entregar seus dados a uma destas empresas - principalmente quando feito pela internet - procure conhecer mais sobre ela; consulte o CNPJ desta para confirmar sua existência, busque no Procon por denúncias realizadas contra a instituição, consulte a taxa de juros - afinal, o serviço não será gratuito, até mesmo porque instituições financeiras não se fortalecem na caridade - e, se possível, procure por referências antes da contratação dos serviços.

O mais acertado é procurar pelas empresas as quais esta em débito e tentar um acordo amigável, caso não seja possível, então leve em consideração as informações acima e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário