segunda-feira, 26 de abril de 2010

CUIDADO: Decibéis de um iPod equivalem a ruído de um motor a jato

Comento: Um dos símbolos da nova sociedade o iPod é mais um dos instrumentos de individualidade. Não estou condenando o aparelhinho, tenho um e o acho muito útil, estou apenas constatando que ele é mais um instrumento de isolamento de uma geração cada vez mais individualista. A notícia de que o uso do iPod pode ocasionar surdez deve servir de alerta aos jovens que, por muitas vezes, passam o dia inteiro com os fones nos ouvidos. A saúde deve estar em primeiro lugar sempre.
Leia abaixo matéria da VEJA

Os jovens estão colocando em risco a saúde ao ouvirem música em um volume equivalente ao ruído produzido por um motor a jato, alertam especialistas.

Tocadores de MP3, como o popular iPod, quando usados em companhia de fones de ouvido, geralmente encaixados dentro do canal auditivo, podem levar essas pessoas à perda da audição.

Segundo Peter Rabinowitz, professor da Escola de Medicina da Universidade de Yale, esses dispositivos ultrapassam o limite dos 120 decibéis, cujo ruído tem a mesma intensidade de um motor a jato e pode ser comparado ao barulho produzido por um martelo pneumático.
As preocupações acerca da perda da audição entre jovens surgiu após a divulgação de um relatório da Comissão Europeia, cuja previsão é alarmante: 10% das pessoas de 30 anos terão de usar aparelho auditivo na próxima década por causa do uso constante de fones de ouvido, aliados ao hábito de escutar música em alto volume.

Pesquisas mostraram que mais de 90% das pessoas jovens da Europa e Estados Unidos usam fones de ouvido diariamente por um período maior e em um volume superior ao recomendado.

Rabinowitz afirmou em um artigo publicado no periódico British Medical Journal que a preocupação com a perda da audição entre jovens está crescendo por causa da exposição à música amplificada. O especialista disse ainda que existem vários estudos menores que comprovam suas conclusões e alertam para o uso de iPods e outros tocadores de MP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário